Escutar e Ouvir

Ouvir ou Escutar
Escutamos tudo, sem critérios; o que nos leva a falar muito, sem critérios igualmente. Esta atitude nos leva a fazer as críticas pelas críticas. Precisamos saber ouvir, ativamente, atenta aos detalhes e disposta a entender o que o outro quer. É preciso compreender o que o seu interlocutor diz, que mensagem transmite, é assimilar o que é dito por palavras, atitudes, gestos ou silêncio. Nos comunicamos não só pelas palavras, mas pelos gestos, nosso corpo também participa do processo de comunicação.Escutar é o que nos tem faltado no Pronto Socorro, estamos uma verdadeira Torre de Babel, onde todos falam, muitos escutam, mas poucos ouvem. Esta faltando em nós criar uma cultural do diálogo, mas embasada no equilíbrio entre o interno e externo. Este equilíbrio pressupõe conviver bem com as diversidades encontradas no ambiente de trabalho e as próprias. No entanto, faz-se necessário se fazer conhecer pela empresa e esta deve abrir caminhos para este intercambio. Estes caminhos, nos do RH/Desenvolvimento estamos abrindo, mas é necessário a disposição de vocês.Formar uma cultura do diálogo, segundo o jornalista Gustavo Gomes de Matos “é a disposição para se relacionar e compartilhar informações, conhecimentos, opiniões, emoções e sentimentos, em busca dos melhores resultados naquilo que fazemos em nossas dimensões pessoal e profissional”. É uma espécie de vontade, ao mesmo tempo íntima e coletiva, de abertura para a comunicação, que pode ser definida pela nossa capacidade de se expressar, ouvir e dar retorno.Se não dialogamos, não contribuímos para um ambiente de trabalho saudável e ainda o transformamos em um ambiente hostil, predatório onde as relações de trabalho passam a ser competitivas e ao invés de construtivas.Se para ouvir é necessário disposição, porque, então é tão difícil saber ouvir?A falta de diálogo interior predispõe posturas arrogantes e condutas agressivas; pessoas que falam e agem atropeladamente, pois são incapazes de ouvir e pensar equilibradamente.As pessoas, que se fecham em si mesmas, são incapazes de pensar e refletir sobre seus valores, atitudes, comportamentos e atos. Por outro lado grandes soluções e novos negócios surgem da simples dinâmica de comunicação com pessoas, empresas, clientes, fornecedores, mercados e sociedade de um modo geral.Diálogo é falar, ouvir, trocar, retornar, agir, participar - lançamos a idéia e abrimos caminho para o diálogo, com as atividades que vimos propondo, e este jornal é um dos caminhos. Venham participar, colocar suas necessidades, suas propostas, seus anseios, etc; nós, de nossa parte, nos colocamos a também aprender a ouvir e dialogar.
Beatriz Abrantes
Editorial do Jornal do RH/Desenvolvimento do P S onde trabalho.
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